Meio Ambiente e Sustentabilidade

Buscamos o aprimoramento contínuo de nossos produtos, com muito respeito às nossas origens e ao meio ambiente.

Meio Ambiente
 

A Capuava possui uma das maiores matas nativas do município de Piracicaba, com diversos mananciais e desde 1886 prezamos pela proteção de nossos recursos hídricos, fauna e flora.

A consciência ambiental faz parte de nossa rotina. Os subprodutos gerados pela produção de nosso engenho são reutilizados de várias maneiras, desde combustível para as caldeiras, até fertilizantes orgânicos para nosso solo. A adubação orgânica é devidamente analisada, fortalecendo um ciclo sustentável e melhorando os nossos processos.

Através de constantes investimentos e melhorias, focamos na otimização da água e do solo com muita responsabilidade e inovação.

AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

Nos últimos anos, investimos no reuso da água, através de torres de resfriamento para o processo de controle das temperaturas da fermentação e resfriamento da destilaria.

Toda a água utilizada na nossa caldeira é reutilizada no pré evaporador e nos aquecimentos indiretos na destilaria. Ao empregar essa tecnologia, evoluímos do papel de “consumidor de água”, para o papel de “gerador de água”, reforçando nosso compromisso com ações que contribuam com a preservação do meio ambiente.

“Capuava, desde 1886 protegendo nossas matas, rios e fauna.”

A produção das cachaça ARAUNA envolve uma estrutura agrícola e industrial que vai muito além do simples envase: está imersa numa cadeia produtiva com forte compromisso ambiental, reforçado pelas práticas da Fazenda Capuava. A seguir, detalhamos como a NAZCA expressa sua preocupação com a sustentabilidade, integrando processos juntamente com a fazenda Capuava desde o cultivo da cana até o engarrafamento.

Reutilização de resíduos e retorno ao solo

Outro aspecto fundamental é como a produção lida com os resíduos da cana e da destilação:

  • Os subprodutos do engenho (como bagaço, restos orgânicos) são utilizados como combustível para as caldeiras, reduzindo a necessidade de fontes externas de energia.

  • Também são transformados em fertilizantes orgânicos, devolvendo nutrientes ao solo, fortalecendo a fertilidade natural e evitando o uso excessivo de fertilizantes químicos.

  • Esse ciclo de reaproveitamento contribui para uma produção mais sustentável e menos poluente.

Desafios, oportunidades e impacto.
 

Embora as práticas da Capuava já representem um diferencial importante para a NAZCA, especialmente na produção das cachaça ARAUNA, existem áreas para se aprofundar e tornar o compromisso ainda mais robusto:

  • Transparência de dados: seria interessante divulgar métricas específicas sobre economia de água, quantidade de resíduos reaproveitados e redução de emissões associadas ao processo de produção e envase.

  • Certificações externas: selos ambientais e auditorias independentes agregam credibilidade ao compromisso ambiental.

  • Comunicação e educação ao consumidor: mostrar como ARAUNA nasce num processo sustentável podendo assim atrair consumidores conscientes e fortalecer a marca.

  • Proteção da biodiversidade e impactos locais: estudos e monitoramento continuado para garantir que a expansão agrícola ou industrial não degrade os ecossistemas ao redor da Capuava.

NAZCA demonstra um forte vínculo entre produção de cachaças de alta qualidade (ARAUNA) e responsabilidade ambiental. A integração, reutilização de recursos, preservação de ecossistemas e inovações de processo evidenciam que a sustentabilidade não é apenas discurso, mas parte ativa da operação. Este é o compromisso de um produto de qualidade para com o consumidor e com o planeta!

Todos os direitos reservados NAZCA. A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização é passível das medidas cabíveis na lei.

error: O conteúdo é protegido por leis!!